sexta-feira, 15 de outubro de 2021

 

Boa tarde, 

Venho por este meio partilhar o meu exercício da capa/contracapa, sugerido pelo professor. Decidi inspirar-me num dos meus livros preferidos, o romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e reproduzir a versão livro de bolso da Editora 11x17.

Uma vez que a versão de contracapa apresentada pela Editora 11x17 contém apenas a sinopse, escolhi criar uma nova capa e contracapa, aproveitando o respetivo resumo. Para a contracapa ficar mais completa, adicionei uma fotografia e a biografia do autor, um extrato da obra e duas críticas/comentários. 

Nota: Ambas as imagem de capa e a fotografia do autor foram tiradas da Internet.


Existindo a possibilidade de o ficheiro perder qualidade, deixo por escrito os elementos incluídos na contracapa: 

1. Extrato da obra

"Eu flutuava dentro e fora, simultaneamente encantado e repelido pela inesgotável variedade da vida." 

2. Sinopse 

Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século xx, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época. 

 

3. Críticas/comentários

 

"O que distingue Scott Fitzgerald é a capacidade de inventar uma personagem sem a descrever." (Expresso)

 

"A história de um homem que tenta em vão recuperar um amor de juventude, no qual transparece a nostalgia do velho Sonho americano de um novo mundo… Mais do que qualquer outro escritor da sua geração, Scott Fitzgerald retrata os anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial." (Jorge Luís Borges)

 

4. Fotografia do autor 














5. Biografia do autor 


Criado numa família da alta classe média, Francis Scott Fitzgerald nasceu em 1896, na cidade de St. Paul, Minnesota. Formado na Universidade de Princeton, Fitzgerald alistou-se no exército, tendo combatido na Primeira Guerra Mundial. Em 1920 publicou o seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso e, cinco anos mais tarde, publica O Grande Gatsby.

 

Apaixonado pelo estilo de vida luxuoso das elites, Fitzgerald casou com Zelda Fitzgerald, passando a maior parte da sua vida em festas e viagens. Após a morte da sua mulher, F. Scott Fitzgerald torna-se um escritor de ensaios e crónicas, terminando os últimos anos da sua vida como argumentista de cinema em Hollywood. Encontrava-se a escrever O Último Magnata quando morreu, em 1940.

 

 

Bom fim de semana a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Calinadas

« As pessoas divertem-se muito a descobrir erros nos jornais, por isso gostava de lembrar que os primeiros a ser dispensados, muito antes de...