quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Richard Zenith, o editor pessoano

Durante a aula de ontem de Poéticas Contemporâneas sobre Fernando Pessoa, a profª Paula Costa referiu que editar Pessoa é um desafio, uma vez que a própria figura do autor bem como a natureza do livro e a definição do texto literário estão constantemente a ser postos em causa. Para além disso, quem quer editar Pessoa depara-se com a dificuldade em ler a sua caligrafia, textos com lacunas e não terminados e problemas em dar ordem e coerência aos textos. 

Mencionou ainda a pertinência do trabalho editorial de Richard Zenith. Fui descobrir um pouco mais sobre este editor e encontrei um pequeno vídeo no Youtube no qual Richard levanta algumas questões sobre a edição da obra pessoana como a edição crítica vs a edição diplomática, tradução e transcrição. 

Prevê-se que o livro Pessoa: A Biography, de Richard Zenith, recentemente publicado no mercado livreiro anglo-americano, chegue às nossas livrarias no primeiro semestre do próximo ano.

Deixo aqui o link do vídeo para quem estiver interessado:


Uma boa semana para todos!

Patrícia Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Calinadas

« As pessoas divertem-se muito a descobrir erros nos jornais, por isso gostava de lembrar que os primeiros a ser dispensados, muito antes de...