quinta-feira, 24 de março de 2022

Relatório de Leitura de "Can You Keep a Secret?" (Col. Fear Street)

 



DESCRIÇÃO OBJETIVA DO TEXTO

1. 

Género: terror

Sinopse: Emmy tem tido pesadelos com um feroz lobo preto que a persegue até que ela própria se torna no mesmo canídeo. Está a dar em doida até que um lobo verdadeiro surge na cidade e começa a fazer vítimas. Porque é que esta criatura a assombra e, apesar de todo o terror, se sente tão ligada ao animal?

Entretanto, quando estão no bosque, Eddie, o seu namorado, encontra uma mala recheada de dinheiro, a qual põe o seu grupo de amigos em alvoroço. Não se brinca com dinheiro que se desconhece, o que eles vão descobrir da pior maneira.  


2.

Personagens principais

Emmy: É a narradora da história. Trata-se de uma rapariga sensata que tenta constantemente evitar que o seu mundo colapse ao fazer o melhor que pode quanto à questão do lobo, ao lidar com a necessidade de atenção da irmã ou ao impedir que a mala a ponha em perigo. É extrovertida e gosta de passar o tempo fora de casa com os amigos. 


Eddie: É um rapaz que gosta de correr riscos como conduzir sem carta, usar pistolas ou ficar com o dinheiro alheio, sendo este último um recurso para o tirar da pobreza. É perspicaz, tem a cabeça fria e, apesar de ser boa pessoa, pode ser agressivo.


Sophie: É a irmã de Emmy e a sua maior confidente. Sente-se ignorada por esta, porque não vai às suas corridas, cancela planos e lhe esconde segredos. Sophie é vingativa e também possui os seus segredos. Ao contrário da irmã, é introvertida e prefere passar o tempo em casa ou na biblioteca a ler ou a estudar.


3.

Autor: R. L. Stine é um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil da História. Chamam-lhe o Stephen King infantojuvenil e já vendeu 400 milhões de cópias em 35 línguas. As séries que o catapultaram para a ribalta foram Arrepios (Goosebumps) e Rua do Medo (Fear Street), dedicando-se a primeira a crianças e a segunda a adolescentes e jovens adultos. No entanto, também lançou outras coleções de sucesso: Mostly Ghostly,, The Nightmare Room e Rotten School, assim como múltiplas variações dos Arrepios (Goosebumps Most Wanted, Goosebumps HorrorLand, entre outros). 

O êxito deste escritor é tal, que também é aclamado fora do meio literário. R. L. Stine's The Haunting Hour é uma série televisiva que ganhou um Emmy. Entre outras adaptações da sua obra ao formato audiovisual, encontra-se um filme baseado em Arrepios com o mesmo nome, no qual Jack Black interpreta Stine. 

O escritor orgulha-se de ter assustado várias gerações de jovens e está contente por vir a pregar muitos mais sustos. Vive em Nova Iorque com a sua mulher, Jane, que é editora. 


4. 

Origem: Estados Unidos.


VALORAÇÃO PESSOAL

5. Valoração literária: 

5.1 Estrutura narrativa: narrado na primeira pessoa; quatro partes; 41 capítulos curtos; muitas reviravoltas; simetria entre narração e diálogo. 

5.2  Estilo e linguagem: linguagem simples e juvenil com descrições vívidas e envolventes, mas não cansativas. O diálogo é curto, fluído e apresentado num registo quotidiano.

5.3 Cenário: século XXI, Shadyside (Ohio, Estados Unidos).

5.4 Personagens: Emmy, Sophie, Eddie, Danny, Callie, Riley, Roxie, Mac, Agente Fairfax, Lou (padrasto de Eddie), mãe de Eddie, Tia Marta (parente das irmãs) e pais de Emmy e Sophie.

5.5 Temas: terror, lobisomens, roubo, investigação policial, mistério, ação, fantasia, pesadelo, morte.

5.6 Influências: --


6. Valoração comercial:

6.1 Capacidade comercial: vende que nem pãezinhos.

6.2 Leitor tipo: adolescentes e jovens adultos.

6.3 Sugestões de comercialização: fazer promoções de Halloween, usar as redes sociais e as feiras do livro ou organizar um evento com o autor; utilizar o prestígio de Stine num anúncio do género:

«Mais uma coleção imperdível de R. L. Stine, o mestre do terror. O autor do fenómeno Arrepios lança outra fornada de livros prometedores da Rua do Medo. Se os Arrepios te faziam engolir em seco, vem descobrir teens como tu que enfrentam peripécias ainda mais aterrorizantes. 

Na Rua do Medo, até te saltam os globos oculares!».


7.  

Título: Eu manteria o título, pois além de ser chamativo, vai ao encontro dos mistérios do enredo e é uma frase que as personagens dizem de vez em quando: Emmy e Eddie usam-na num jogo privado do casal e Sophie também a utiliza uma vez.


8. 

Valoração global: É uma obra cheia de potencial que, graças à linguagem simples e fluída aliada à trama intensa, prende o leitor do início ao fim. Há que salientar as personagens multidimensionais, que, na minha opinião, são preferíveis às unidimensionais. Aqui há uma linha ténue e, até certo ponto, pouco discernível entre bons e maus, o que aumenta exponencialmente o interesse da história e é útil para as muitas reviravoltas. 


Vídeo 
Isto não faz parte do exercício, mas por curiosidade deixo este vídeo, que é um excerto do filme Goosebumps. É uma cena em que R. L. Stine é comparado com Stephen King e, embora eu creia que a rivalidade não exista na realidade, acho esta parte bastante engraçada. Por vezes, os escritores, como quaisquer profissionais, rivalizam entre si e Jack Black acertou na mouche



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Calinadas

« As pessoas divertem-se muito a descobrir erros nos jornais, por isso gostava de lembrar que os primeiros a ser dispensados, muito antes de...