EXERCÍCIO: Criar uma editora
Nome da Editora: Athena
Títulos a editar: Clássicos da Literatura Universal escritos por mulheres, em capa dura e curadoria cuidada (também ao nível da ilustração e do design), traduzidos para o português.
- Seleção de especialistas e/ou figuras reconhecidas do público e com autoridade para se pronunciarem sobre as autoras, para a feitura dos prefácios e/ou posfácios.
- Menos lançamentos por ano; maior qualidade e cuidado na edição – sentimento de exclusividade e requinte, associado aos volumes editados pela Athena.
Número de Sócios: Dois.
Equipas:
- Editorial (editor-chefe (e revisor de texto); tradutores e designer pagos à peça: outsourcing);
- Gestão de operações (logística: armazém onde guardar os livros produzidos, fabrico dos livros, etc. – escritório caseiro, no começo);
- Financeira (orçamentos, etc.);
- Marketing:
Forte estratégia de comunicação (o mais diversificada e transversal possível):
A) Tradicional:
a) Jornais (Expresso, Diário de Notícias, Público, Jornal de Notícias...);
b) Rádio (Antena 1, TSF, etc.);
c) Televisão (RTP2, etc.);
B) Digital (estratégia orgânica & paga: Google Ads + Social Media Ads):
a) Criação de um website para a editora;
b) Produção e partilha de conteúdos nas várias plataformas de redes sociais (sobretudo no Instagram e no TikTok);
b) Canal de YouTube (com vídeo-conteúdos de contextualização e apresentação sumária dos lançamentos, apresentados por um comunicador-chave com o qual o público-leitor pudesse estabelecer alguma espécie de relação especial, de familiaridade) e convidados que enriquecessem a conversa (personalidades reconhecidas do público, do universo artístico, e académicos).
EXERCÍCIO: Legendar uma ilustração (exibida na 1.ª aula)
“Olhe que vai irritar a Greta, seu energúmeno de CO2!”
Trabalho realizado por:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.